
Fernanda é Hiper-activa; estridente, com a sofisticação de uma bota da tropa. O seu estado neurótico emerge com a quadra natalícia, e quando este surge, apenas o bagaço caseiro dos Petisca a consegue acalmar.

Sabem aquele homem extremamente bem educado, cheio de classe e que só sai de casa com a barba feita? Não é o Gustavo. Fã incondicional de futebol, cerveja e tremoços. Neste Natal, Gustavo só quer descanso, mas esta palavra não consta no dicionário da Família.

Matilde sonha com dinheiro, fama, botox e paz no mundo. Este é o único oásis no seu deserto cerebral. Típica menina do papá, olha para o mundo como num palco de fama e estrelato, alcançado nas suas tripes de MD.

Hugo é um adolescente um tanto ou quanto distinto. Acredita estar possuído por forças do submundo e o oculto é o santo graal da sua existência. Faz experiências pouco ortodoxas, mas com uma família destas, alguém o pode culpar?

Se há coisa que Gertrudes sabe fazer é dormir. Consequência da idade ou do vaporizador de canábis prescrito pelo médico da família. Sonha com o seu desaparecido marido, no mercado de peixe da sua aldeia natal. Vive preocupada, mas não sabe com o quê.